
Na Economia, assim como em todas as ciências, devemos estabelecer diferentes seções para que na hora de estudar e se aprofundar a respeito, seja mais simples e organizado.
A Microeconomia compreende o estudo do comportamento econômico de cada indivíduo particular na sociedade, ignorando o conjunto geral da economia, focando apenas nos mercados específicos e nas ações específicas de produtores e consumidores. A microeconomia é a maneira de estudo da economia que observa as relações individuais da economia. A microeconomia trata dos processos de oferta e demanda, dos empresários, dos compradores e da distribuição de riqueza em pequenos ambientes, sem envolver as questões geopolíticas ou técnicas que são observadas no processo de estudo da Macroeconomia.
A microeconomia tem por definição uma visão de relação entre consumidores e vendedores, especificamente. Ela observa os preços, os valores e as relações de valor serão estudadas, por exemplo. O estudo microeconômico geralmente será relacionado à lei de oferta e demanda, teoria básica da economia moderna. Essas observações e as teorias que envolvem toda essa conceituação da economia em pequenos ambientes são chamados de estudos microeconômicos.
Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país. A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderando as particularidades ou os comportamentos individuais. O prefixo grego macro é relativo a tudo o que é grande, largo e amplo.
Os principais objetivos dos estudos macroeconômicos são: o desenvolvimento do crescimento econômico, a geração de empregos, a redução da inflação, a construção de um comércio internacional vantajoso e a estabilização dos preços.
Entre os pontos que são estudados pela macroeconomia está a renda e produtos produzidos por um território (Produto Interno Bruto – PIB), assim como os níveis de preços, emprego e desemprego, a taxa de câmbio e juros, a moeda, entre outros fatores. Logo abaixo um quadro explicando as diferenças cruciais entre ambas.
